Existe uma exaustão que não vem do corpo.
Vem do excesso de emoções guardadas por tempo demais.
Tem gente que aprendeu a não incomodar.
A não demonstrar dor.
A continuar firme mesmo emocionalmente destruída.
Só que o silêncio emocional cobra um preço.
Segundo o psiquiatra Dr. Danilo de Melo, em Goiânia, emoções reprimidas podem aumentar tensão psicológica e contribuir para sintomas como ansiedade, irritabilidade, insônia e esgotamento emocional.
O problema é que muitas pessoas normalizam esse sofrimento.
Continuam funcionando no automático enquanto perdem leveza, prazer e energia.
Sentir emoções não é fraqueza humana.
É funcionamento humano.
A dor emocional ignorada não desaparece.
Ela apenas encontra outras formas de se manifestar.
Por isso, falar sobre sentimentos, reconhecer sofrimento e procurar ajuda são atitudes importantes para preservar a saúde mental.
Dr. Danilo de Melo – Psiquiatra em Goiânia
Acesse o site: drdanilodemelo.com.br




